CRECISP REALIZA DEBATE SOBRE LAVAGEM DE DINHEIRO NO SETOR IMOBILIÁRIO COM O APOIO DA ACI MOCOCA.

• Notícias

• 11 de janeiro de 2018
  • FONTE: CRECISP

Na tarde desta quinta feira, a Associação Comercial e Industrial de Mococa recebeu em sua sede o Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP), José Augusto Viana Neto, que ministrou um Debate com o tema “LAVAGEM DE DINHEIRO: SETOR IMOBILIÁRIO É UM DOS MAIS VISADOS”.

Viana debateu este assunto com os corretores da cidade de Mococa, além de trazer dados importantes aos profissionais sobre as perspectivas do mercado para 2018. Mostrou também os resultados registrados de uma pesquisa do CRECISP que indicam um balanço positivo tanto para a venda, quanto para a locação de imóveis em todo o Estado. De acordo com o último levantamento do CRESCISP, em outubro as vendas cresceram 3,04% em relação a setembro e as novas locações aumentaram 4,4%. Além disso, de janeiro a outubro, o saldo acumulado é positivo em 19,65% para as vendas e em 21,7% para a locação.

No dia 31 de janeiro termina o prazo para que corretores e imobiliárias de todo o País, façam a comunicação de não-ocorrência ao Conselho de Controle de Operações Financeiras (COAF) sobre possíveis crimes de lavagem de dinheiro no segmento de imóveis. Com essa declaração, os profissionais informam que, no ano de 2017 não registraram nenhuma transação suspeita em sua rotina de trabalho. Além disso, desde 2006, os corretores também estão obrigados a informar ao COAF todas as operações que julgarem suspeitas no decorrer de seus negócios, como por exemplo, a aquisição de uma propriedade por meio de grandes somas em espécie. As informações são importantes porque norteiam os trabalhos do COAF e, também, fornecem indícios de negócios ilícitos à Receita e à Polícia Federal. Somente em 2017, os corretores de imóveis e imobiliárias de todo o País comunicaram a ocorrência de 2.257 transações feitas em espécie, além de 688 negócios suspeitos no segmento imobiliário. Em 2016, os números foram de 1.716 e 829, respectivamente. O presidente do CRESCISP, afirma que, por ser um setor atrativo para o desvio de grandes somas de valor, é essencial que haja uma colaboração cada vez maior dos corretores no combate a esse tipo de crime.

“Sempre que houver suspeita durante uma transação imobiliária, o profissional é obrigado a comunicar ao COAF. Isto é o que manda a lei. E o nosso objetivo é alertar corretores e imobiliárias para que mantenham o cadastro de seus clientes e façam essa comunicação”, disse José Augusto Viana Neto, Presidente do CRESCISP.

“Estas iniciativas são muito bem vindas para o nosso mercado, porque todos os setores da nossa economia vão se capacitando cada vez mais, estando sempre prontos para excelentes negócios e com maior segurança", disse Mauricio Masili, Presidente da ACI Mococa.

Mais informações: (11) 3886-4900.

Site: www.http://crecisp.gov.br/

• 16 de janeiro de 2018

• 15 de janeiro de 2018

• 12 de janeiro de 2018