• 31 de janeiro de 2018
  • NADINE SILVA - ACI MOCOCA

Na noite desta terça feira (30), a ACI Mococa marcou presença na audiência sobre segurança pública com a Polícia Militar, que foi realizada na Câmara Municipal de Mococa e ministrada pelo Capitão da PM, Carlos Roberto Negrini.

Entre os objetivos desta ação estão: estreitar os laços com a comunidade, buscar soluções dialogadas, fortalecer a prevenção primária e promover a cultura da segurança.

Na oportunidade, o Capitão mostrou primeiramente os resultados obtidos fazendo um comparativo do 4º trimestre de 2016 com o 4º trimestre de 2017. Um dos resultados que houve queda, foi o número de prisões em flagrante que caiu de 52 para 47. Já comparando o 3º trimestre de 2017 com o 4º do mesmo ano, houve uma queda de 58 para 47 prisões, o Capitão explica que há picos em determinadas épocas do ano.

Falou também sobre o número de homicídios, que nos anos de 2016 e 2017 houve apenas 2 casos, sendo 1 em Mococa e outro em Igaraí, que são casos de homicídio doloso (quando há intenção de matar). Ressaltou que em cidades com 100 mil habitantes, até 9 homicídios é um número “aceitável”, então Mococa tem um número expressivo, por ter hoje mais de 70 mil habitantes. Com relação a roubos houve uma redução de 54 casos em 2016 para 48 em 2017. Já os furtos e roubos de veículos somados, reduziram de 74 em 2016 para 58 casos em 2017.

A Polícia Militar implantou no ano de 2017 em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Mococa, o Programa de Vizinhança Solidária na região central da cidade e conta hoje com mais 40 estabelecimentos participantes, inibindo a presença de possíveis criminosos. Este projeto está em fase de implantação também no bairro José Justi e no distrito de São Benedito das Areias. A Polícia conta ainda, com o programa PROERD que é um programa de resistência às drogas e já atendeu mais de 12 MIL alunos desde sua implantação em 1998.

O Major Alexandre Bergamasco esteve presente na audiência e finalizou dizendo “Mococa tem problemas como todas as cidades, porém é muito bem controlada. Podemos melhorar sempre, e esse é o objetivo de ações como o Programa de Vizinhança Solidária e PROERD!”, parabenizou ainda o Capitão Negrini pelo excelente trabalho no município.

“A ACI tem uma parceria muito estreita com a Polícia Militar, onde é possível com um canal de comunicação bastante próximo que a gente sempre busque prevenção para que não tenham ocorrências no comércio e indústria da cidade. Porque um dos pilares que sustentam a nossa economia é ter segurança e a segurança traz a tranquilidade para as pessoas irem trabalhar, para que os clientes possam se locomover e terem ótimas experiências de consumo que contribuam com o crescimento da cidade”, ressaltou Mauricio Masili – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mococa.

O Programa de Estágio da ACI Mococa, PROE, promoveu nesta quarta-feira (31), um happy hour... Ler notícia